5 tendências do Marketing para 2018
O Marketing Digital tem sido uma paisagem de mudanças e tem evoluído muito com a tecnologia e lidera, cada vez mais, quando se trata de atingir os consumidores. É importante que fique à frente das tendências e que tire proveito de novas oportunidades de marketing à medida que surgem.
Aqui estão algumas das tendências de marketing emergentes a considerar colocar em ação:
1. Social Media como criadores de conteúdo
As plataformas de social media estão cada vez mais a explorar as opções para os utilizadores irem além de simplesmente partilharem conteúdo, permitindo-lhes publicar o seu próprio conteúdo. Durante o último ano, o LinkedIn tem crescido a sua popularidade com muitas empresas a usarem esta plataforma para impulsionarem o marketing B2B através da criação de artigos influentes. O Snapchat e Instagram agora incluem recursos de ligação que permitem aos utilizadores deslizarem para lerem artigos. E os artigos instantâneos do Facebook estão-se a tornar cada vez mais populares já que muitos criadores de conteúdo publicam os seus artigos diretamente através da aplicação do Facebook.
2. Vídeos em Direto
Os consumidores já não estão mais satisfeitos com empresas sem rosto, o marketing genérico está no limite. Estes querem e esperam conexões humanas e reais. As empresas estão a usar cada vez mais as transmissões de vídeo em direto para estabelecerem conexões humanas em tempo real com os seus públicos. É importante considerar que 80% da audiência prefere assistir a um vídeo em directo do que ler um blog, é uma oportunidade valiosa para o marketing que realmente não pode ser ignorada.
3. Propósitos de Marketing Digital
O marketing pode ser tanto sobre a conexão com as emoções ou melhor – sobre a consciência dos consumidores e mais ainda apresentando um grande negócio ou um novo produto. As marcas podem usar o marketing dirigido como propósito para atingir um público com base nas suas necessidades e interesses comuns – particularmente no apoio a uma causa digna. Os clientes são leais a marcas que têm um propósito, com 91% dos Millennials (é o termo usado para categorizar os indivíduos que nasceram na era dos equipamentos eletrónicos, do crescimento rápido do ‘online’ e do mundo das redes sociais) afirmam que mudariam de marca para uma outra com uma causa. A parceria com organizações sem fins lucrativos e instituições de caridade, ou o estabelecimento de um programa de “ações educativas e com princípios” pode dar a uma marca uma presença mais forte, alinhando o seu propósito com os valores e prioridades de seus consumidores.
5. Realidade Virtual