‘Insta Novels’: uma nova forma de ler os mais famosos livros

De hoje em diante, já será possível ler alguns dos clássicos da literatura mundial através do Instagram. Isto porque a Biblioteca Pública de Nova Iorque decidiu unir forças com a agência norte-americana Mother para criar as ‘Insta Novels’, projeto que traz as mais fantásticas histórias alguma vez escritas ao universo das redes sociais, de modo a torná-las acessíveis às massas.
Tendo sido lançado no passado dia 22 de agosto na conta de Instagram da Biblioteca, o programa teve como primeira obra uma nova versão em formato digital da história de ‘Alice no País das Maravilhas’, livro escrito por Lewis Carroll e que passa agora a ser ilustrado neste novo projeto pelo designer Magoz.
Nos próximos meses, mais dois outros clássicos serão partilhados com o público: ‘O Papel de Parede Amarelo’, conto da autoria de Charlotte Perkins Gilman e ilustrado por Buck, e ‘A Metamorfose’, livro escrito por Franz Kafka e que contará com as ilustrações de César Pelizer.
“O Instagram criou inconscientemente a estante perfeita para este novo género de romance online”, refere Corinna Falusi, parceira e diretora criativa da Mother em Nova Iorque, citada pelo Campaign US. “Desde a forma como passas as páginas, à forma como descansas o teu polegar enquanto lês, a experiência é já bastante semelhante à de ler um romance em papel. Temos que promover o valor da leitura, especialmente considerando as ameaças que hoje se colocam ao sistema de educação americano.”
Todos estes livros serão partilhados através das histórias do Instagram da Biblioteca Pública de Nova Iorque. Para manter o livro numa determinada página, os leitores apenas têm que deixar o seu polegar em contacto com o ecrã, levantando o dedo para passar para a página seguinte. E caso os leitores deixem as páginas da história ir passando, acabarão por ver uma animação. E nos destaques dessa mesma conta cada um destes trabalhos ficará guardado e os leitores poderão aceder-lhes a qualquer altura, tornando essa ferramenta da plataforma numa autêntica estante digital.
“Este projeto está diretamente em linha com a missão da Biblioteca, que passa por tornar o conhecimento global acessível a todos”, aponta Carrie Welch, diretora de relações externas da Biblioteca Pública de Nova Iorque. “É apropriado que uma das obras que estamos a usar seja ‘A Metamorfose’, porque em colaboração com a Mother estamos a transformar completamente a forma como as pessoas olham para esta popular rede social e a re-imaginar a forma como as pessoas acedem aos clássicos”.
Fonte: Imagens de Marca